Esta é um pequena guia com alguns dos lugares que pude visitar no Porto.
Jardins do Palácio de Cristal: inaugurados em 1860, tratam-se de um grande espaço verde que fica muito perto da Ribeira, com umas vistas muito agradáveis sobre o Rio Douro. Lá, situam-se diferentes miradouros, a Biblioteca Municipal Almeida Garret, a Concha Acústica e a Capela de Carlos Alberto de Sardenha, construída no século XIX, considerado o maior cenotáfio romântico em Portugal.
Estes jardins recebem o seu nome do antigo Palácio de Cristal do Porto, construído em 1865, concebido para a grande Exposição Internacional do Porto e demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão Rosa Mota.
Sé do Porto: construção da segunda metade do século XII e principíos do XIII, inicialmente de estilo românico, mas com posteriores modificações em diferentes estilos, entre os quais predominam o gótico e o barroco.
Paço Episcopal do Porto: situa-se ao lado da Sé do Porto, construído no século XVIII, de estilo barroco e com influências do rococó. É a antiga residência dos bispos do Porto.
Mosteiro da Serra do Pilar: trata-se de uma construção de influência renascentista e maneirista, datada do século XVI e com diversas modificações nos séculos seguintes. Que pertencia à Ordem de Santo Agostinho. Localiza-se na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, ao lado do Rio Douro e da Ribeira, muito perto da Ponte Luís I.
A Ribeira: um dos locais mais conhecidos do Porto, é uma zona muito turística, situada junto ao rio Douro e que faz parte do Centro Histórico do Porto. Destaca-se a Praça da Ribeira, considerada uma das mais antigas praças da cidade, com origem medieval e de grande importância para o comércio da cidade.
Ponte de D. Maria Pia: é uma infraestrutura ferroviária metálica, executada pelo engenheiro Gustave Eiffel, que ligava as cidades de Vila Nova de Gaia e Porto cruzando o Rio Douro e que esteve em uso de 1877 até 1991.
Ponte Luís I: é uma ponte metálica construída entre 1881 e 1886, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, servindo, no tabuleiro superior, a circulação do Metro do Porto e, no tabuleiro inferior, a circulação automóvel.
Vila Nova de Gaia: é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito do Porto, localizada junto ao rio Douro e de onde se destacam, entre outras coisas, as caves do conhecido Vinho do Porto.
Praça de Mouzinho de Albuquerque: conhecida como Rotunda da Boavista, é a maior praça da cidade do Porto e o seu nome procede de um importante militar português, Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, governador-geral de Moçambique. Ali, localiza-se o Jardim da Rotunda da Boavista e também o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, que tem na parte superior um leão sobre uma águia, que está a derrubar, e na base diferentes cenas de guerra que comemoram os lutadores.
Tabernáculo Batista: trata-se de um templo evangélico localizado na Praça Mouzinho de Albuquerque e que foi inaugurado em 1916. Sede da primeira Igreja Batista do Porto e a mais antiga do país.
Casa da Música: é a segunda maior sala de concertos da cidade do Porto. Finalizada em 2005, fica ao lado da Praça Mouzinho de Albuquerque.
Estádio do Bessa: é o estádio de futebol do Boavista Futebol Clube e é o décimo com maior capacidade em Portugal. Criado para o Euro 2004, foi inaugurado a 30 de dezembro de 2003 e construído em cima do antigo Estádio do Bessa.
Estádio do Dragão: é o estádio de futebol do Futebol Clube do Porto e é o segundo com maior capacidade em Portugal. Criado para o Campeonato Europeu de Futebol de 2004 (Euro 2004), foi inaugurado a 16 de novembro de 2003 e construído muito perto do antigo estádio do FC Porto, o Estádio das Antas, demolido em Março de 2004.
Parabéns pelo artigo Carlos, muito completo e interesante. Não sabia que o Boavista tivera uma mascote tão feroz.