É com grande alegria que escrevo este artigo para falar da minha experiência de Job Shadowing em Portugal. Se este ano a experiência na escola S.Clemente está a ser uma experiência muito boa, esta visita à escola ETAP dentro do programa Erasmus + acabou por ser a “cereja no topo do bolo”. Foram apenas três dias, mas de grandes aprendizagens que passo a relatar.
Poderia começar por descrever brevemente qual é o contexto da educação em Portugal, mas já o meu colega Marcos Vence fez esta apresentação noutro artigo que pode ser lido aqui.
A ETAP Escola Profissional tem como sede principal Viana do Castelo, mas conta com outros polos em diferentes cidades/vilas do norte de Portugal. Cada uma destas escolas está especializada num ou vários ramos profissionais:
.
Viana do Castelo: Curso Técnico de Cabeleireiro, Artes Gráficas, Multimédia e Sistemas Informáticos.
Vila Nova de Cerveira Cerveira: Design de Moda; Técnico de Fotografia e Técnico de Comunicação e Serviço Digital.
Caminha: Mecatrónica Automóvel
Maia: Mecatrónica Automóvel e Mecânico de Aeronaves
Vila Praia de Âncora: Técnico de Cozinha/Pastelaria;Técnico de Receção e Técnico de Restaurante Bar.
Valença do Minho: Curso Técnico de Desporto
A ETAP, apesar de ser uma escola privada que recebe fundos europeus e do governo português, garante um subsídio de alimentação e de transporte para os alunos e alunas. Também existem bolsas para material escolar.
Durante os três anos que dura a formação (equivalente ao 10º, 11º e 12º do ensino regular), o plano curricular consta não apenas de disciplinas técnicas (próprias de cada área de formação profissional) como também de disciplinas de formação sociocultural (português, inglês, cidadania…) e de formação científica (matemática ou economia entre outras).
Segundo o plano curricular da Direção Geral de Educação a disciplina de Português (aulas que eu frequentei) está divida em três módulos cada ano que, por sua vez, está dividido em quatro aprendizagens essenciais (AE). O nome dado a cada um dos módulos faz referência ao conteúdo de literatura. A seguir podem ver um exemplo de módulo do 11º ano
Módulo nº5 (40h)Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição/ Eça de Queirós, Os Maias | AE1 | Contextualização histórico-literária de autores do século XIX, nomeadamente Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós. Interpretar e contextualizar as obras “Amor de Perdição” e “Os Maias”. |
AE2 | Pesquisar, planificar, escrever e rever textos, tendo em conta os diferentes géneros e finalidades: redação de textos de opinião/ sínteses/ textos de apreciação crítica/ memórias descritivas/ relatórios. | |
AE3 | Ler e interpretar diferentes textos orais, evidenciando perspetiva crítica e criativa. Sintetizar o discurso exprimindo pontos de vista suscitados por leituras diversas. Utilizar adequadamente recursos verbais e não verbais para aumentar a eficácia das apresentações orais. Interpretar discursos políticos. Realizar exposições orais para apresentação de temas. | |
AE4 | Identificar processos de referenciação deítica e anafórica em enunciados orais e escritos. |
Cada uma das Aprendizagens Essenciais (AE) faz referência a uma área:
(AE 1) Literatura, (AE 2) Expressão Escrita, (AE 3) Oralidade e (AE 4) Gramática
A particularidade da escola ETAP está na metodologia usada: o método ETHAZI. Atualmente a ETAP é única escola portuguesa a trabalhar com este método que passo a explicar brevemente:
O método ETHAZI (Etekin Handiko Zikloak ou ciclos de alto rendimento) baseia-se na aprendizagem colaborativa na qual é apresentada aos alunos e às alunas uma situação problemática que irá constituir um desafio. Durante o processo de resolução de problemas, são trabalhados não apenas os conteúdos das disciplinas técnicas e gerais do ciclo como também as competências transversais (autonomia, trabalho em equipa, comunicação, etc…). Este método está composto por diferentes fases apresentadas num cartaz que está na sala de aula.
Aula da professora Paula Araújo em Vila Nova de Cerveira. Turma do Curso Técnico de Design de Moda e Curso de Fotografia (11º ano)
Fases da metodologia Ethazi.
Uma vez apresentado o contexto da escola, passo a explicar com mais pormenor a visita que fiz em cada uma das escolas.
Dia 1. ETAP Viana do Castelo
Escola ETAP Viana do Castelo
Fui recebida pela professora de português Manuela Rodrigues e foi com ela que passei a manhã entre duas turmas: a de Cabeleireiro e a de Artes Gráficas. Na turma de Cabeleireiro estavam a trabalhar num desafio relacionado com “Os Maias” de Eça de Queirós. Tal e como foi indicado anteriormente, o método Ethazi apresenta um “problema” ou desafio que os alunos devem resolver. O desafio proposto pela professora foi: Que contributos podem dar os alunos do curso Técnico de Cabeleireiro no módulo 5 referente ao estudo de “Os Maias”? O objetivo final era os alunos e alunas fazerem propostas de penteados baseados em personagens deste romance do séc. XIX. Mas antes de apresentarem as propostas, devem resolver outras questões como: Como era a vida no século XIX em Portugal? Como vivia a aristocracia lisboeta no século XIX? O que pretende criticar Eça de Queirós através do seu romance “Os Maias”? Como se vestiam as personagens dos Maias? E os seus penteados?
No dia da minha visita, a turma estava a trabalhar em equipas a fazer pesquisas na internet para dar respostas às questões anteriores. Também tinham que escolher uma personagem e procurar informação. Estavam na fase 4 da roda: Pesquisar, selecionar e organizar informação.
A maior parte do meu tempo na escola foi passado com a turma de Cabeleireiro, mas também tivemos uma sessão com a turma de Artes Gráficas. Embora a ETAP trabalhe com o método ETHAZI há algum tempo, as PAP (Prova de Aptidão Profissional) serão apresentadas com esta metodologia pela primeira vez este ano letivo. É nisto que estava a trabalhar a turma de Artes Gráficas. Para preparar as suas PAP, os alunos devem escolher um projeto e começar o seu trabalho apresentando um desafio. Os alunos estavam a trabalhar de maneira individual nas suas PAP e eles foram-me explicando quais eram os seus desafios.
Quanto às PAP, cabe indicar que no 11º ano os alunos e alunas fazem a apresentação pública do seu projeto perante um júri composto por docentes e a diretora da escola.
No seguinte ano, o 12º, esse projeto é executado.
Além da presença na sala de aula, a professora Manuela fez uma visita pela escola, na qual conheci a oficina de Artes Gráficas e o espaço onde as alunas do curso de Cabeleireiro recebem a formação mais prática.
Oficina de Artes Gráficas
O espaço da escola é fantástico, mas daquilo que mais gostei na escola foi o envolvimento que tem com a comunidade. Todas as PAP que os alunos e alunas desenvolvem têm uma repercussão social. Foram-me dados muitos exemplos, mas no momento da minha visita estavam a organizar o Dia da Criança, no qual a turma de Artes Gráficas colaborou no desenho de t-shirts e bonés e a turma de Cabeleireiro iria participar fazendo penteados e maquilhagem às crianças.
Cabeleireiro
Dia 2. ETAP Vila Nova de Cerveira
Escola ETAP em Vila Nova de Cerveira
Durante a minha estadia no polo de Cerveira, acompanhei a professora de português Paula Araújo. Estivemos numa turma do 10º ano de Design de Moda e numa turma de 11º onde havia alunas de Design de Moda e de Fotografia.
A turma do 10º estava a trabalhar sobre um desafio apresentado pela professora relativo a “Os Lusíadas” de Luís de Camões. As equipas terão de apresentar dois esboços de roupa inspirados na obra “Os Lusíadas” de forma a recriar a época/ obra literária. Previamente as alunas deviam fazer um trabalho de pesquisa para selecionar informação que identificasse os elementos que caracterizam a época, o autor e a obra.
Na turma de 11º, as alunas de Design de Moda e de Fotografia fizeram um simulacro de apresentação da sua PAP. Tal e como foi apontado anteriormente, a metodologia usada pela primeira vez era a Ethazi. Depois de cada apresentação, as outras alunas deviam colocar alguma questão à colega. A modo de exemplo, uma das alunas de fotografia apresentou o seguinte desafio: Fui contratada para tirar fotografias de promoção do Gin Tinto típico da região de Valença, como é que vou realizar esse trabalho? A aluna apresentou a história da bebida e algumas questões técnicas como os ingredientes e apresentou algumas ideias de como seriam as fotografias.
Apresentação sobre o Gin Tinto
A professora e duas alunas fizeram uma visita pela escola e tive a oportunidade de ver o ateliê de fotografia e de costura.
Ateliê de costura
Ateliê de fotografia
Dia 3. ETAP Valença do Minho
No meu último dia, estive no polo de Valença com a professora Carla Teixo, a qual é professora de português e inglês no Curso Técnico de Desporto. A turma, que era do 11º, estava a fazer a apresentação de um desafio relacionado com o meio ambiente. As diferentes equipas deviam criar empresas e apresentar propostas para trabalhar a defesa do meio ambiente. Ao serem estudantes do curso de Desporto devia existir alguma relação entre o desporto e o meio ambiente.
Uma das equipas a apresentar o seu desafio
Loaira com a professora Carla Teixo
A minha experiência foi fantástica e, apesar de serem poucos dias, sinto que aprendi muito.. Incentivo a todas as professoras e professores que tenham oportunidade de fazer um Job Shadowing.
Por último, quero agradecer a amabilidade das professoras que me receberam nas três escolas e tiveram toda a disponibilidade para resolver as minhas dúvidas. Também quero reconhecer e agradecer o trabalho dos meus colegas do IES S.Clemente que fazem possível estes projetos.
O método ETHAZI parece moi boa idea e por aí avanza a educación, o traballo por proxectos. Observo grupos pequenos de alumnado nas fotos, o cal tamén axuda a poder impartir un ensino de calidade. Moitas grazas por compartir con nós a túa experiencia.
Eu non sei portugués e encantoume a expresión “a cereja no topo do bolo” 😉