A minha estadia no Job Shadowing foi um pouco diferente devido às datas da minha visita: de 22 a 26 de abril.
Após ter aprendido o funcionamento geral da escola logo no primeiro dia, graças à visita à escola, todas as atividades posteriores da escola foram à volta do 25 de Abril.
Fiz o meu Job Shadowing no INETE, uma escola técnica privada mas com alguns fundos do Ministério de Educação. Os cursos técnicos desta escola são:
- Técnico de contabilidade
- Técnico de mecatrónica automóvel
- Técnico de eletrónica, automoção e comando
- Técnico de mecatrónica
- Técnico de ótico ocular
- Técnico de gestão
- Técnico de gestão e programação de sistemas informáticos
- Técnico de serviços jurídicos
- Mecânico de aeronaves e material de voo
Os alunos e alunas do INETE fazem uma formação profissional ao mesmo tempo que concluem o ensino secundário segundo o sistema de ensino português o 10º, 11º e 12º ano. Para ter mais informações sobre o sistema de ensino português no âmbito profissional, podem consultar este artigo do professor Marcos Vence.
Tal e como indiquei anteriormente, o primeiro dia a professora Shereene Simões fez uma visita à escola, mostrando as diferentes instalações: salas de aula, oficina de carros, sala de ótica, biblioteca…
No segundo dia, assisti a duas aulas da professora Patrícia Lopes com as turmas do 10º ano do curso de “Técnico de serviços jurídicos”. Foram duas sessões de aulas, uma delas foi `’Orientação educativa” e a 2ª foi “Área de Integração”. Na escola do INETE existe a figura da orientação educativa e nestas sessões, o professora ou professora que exerce esta função, fala com a turma. Em primeiro lugar sobre as faltas e a seguir fazem dinâmicas para fomentar o trabalho em equipa ou para para potenciar as habilidades particulares. Não pude assistir a esta segunda parte porque fomos montar a exposição para o dia 25.
Na seguinte aula com a professora Patrícia Lopes “Área de Integração”, os alunos e alunas fizeram trabalhos de exposição oral sobre um tema à escolha de cada estudante. Esta disciplina tem como objetivo preparar os alunos e alunas enquanto cidadãos e para isso são tratadas questões referentes a diferentes áreas das ciências humanas e sociais, assim como também questões ambientais e políticas.
No terceiro dia, tive aulas de Língua Portuguesa com a professora Milena Dias. A turma com que ela tinha aulas era do 10º ano, com alunos do curso de Técnico de ótico ocular e Técnico de contabilidade. Não houve aulas porque fizemos uma visita pela exposição do 25 de Abril.
Professores e alunos trabalharam em conjunto na organização e montagem da exposição, que achei excelente. Havia uma banca da censura, sala com projeção de curtas metragens realizadas pelos alunos do 12º ano, exposição de cartazes, projeções de testemunhos das famílias dos alunos que viveram o 25 de abril e ainda uma maquete com um tanque a mostrar o percurso feito pelos militares no dia da revolução dos cravos.
No dia 25 não houve aulas porque era feriado e fui descer a avenida para comemorar os 50 anos da Revolução dos Cravos.
O último dia da minha estadia foi na sexta-feira dia 26 e assisti à aula de “Técnico de gestão e programação de sistemas informáticos” com o professor José Costa.
Logo no início da aula, um aluno explicou-me, a pedido do professor, o que é que estavam a fazer e a seguir dois antigos alunos falaram brevemente da sua experiência laboral depois de terminarem o curso de Técnico de gestão e programação de sistemas informáticos no INETE.
Durante a aula, os alunos trabalharam em pares depois de o professor ter explicado no quadro a tarefa que tinham que desenvolver. A ferramenta de trabalho era um computador portátil para cada aluno.
A modo de conclusão, dizer que a minha experiência foi muito positiva e enriquecedora por ter ficado a conhecer uma escola tão diferente da minha.
Por último, quero agradecer a amabilidade das professoras e professores que me receberam no INETE e tiveram toda a disponibilidade para resolver as minhas dúvidas. Também quero reconhecer e agradecer o trabalho dos meus colegas do IES S.Clemente que fazem possível estes projetos.
Ótimo, Loaira!
Um prazer viajar de volta à INETE através do teu artigo!
O nosso primeiro parceiro Erasmus+, quando ainda era Leonardo da Vinci… 😉
Que ben que as colegas Milena Dias, Patrícia Lopes e o resto do equipo docente do INETE estiveram tan dispostos a amosarte como funciona o seu centro. Seguro que a experiencia te vai axudar no futuro.
Parabéns.